Critica do filme


Essa foi uma das primeiras postagens que eu publiquei aqui no blog. Retirei essa critica de um blog.
Eu concordo com tudo.
Espero q vocês entendam  ;)

vida no Olimpo grego, apesar de todas aquelas armas e aqueles poderes legais como raios e tridentes, sempre foi meio aborrecida. Tanto que, insatisfeitos em manipular os mortais de lá de cima, os deuses não perdiam uma oportunidade de pular a cerca para o plano terrestre. O que tinha de mortal grávida de bebês semideuses por aí não está escrito.
O que nos traz a Percy Jackson e o Ladrão de Raios, adaptação ao cinema do livro inicial da série Percy Jackson e os Olimpianos. O protagonista aparece em cena pela primeira vez - visivelmente crescido se comparadado com o Percy de 12 anos do livro - submerso e imóvel numa piscina. A interessante cena, que se estende por alguns segundos enquanto correm os créditos iniciais, já deixa claro: estamos diante do filho de Poseidon, deus dos mares.
Como a proximidade dos nomes já sugere, Percy (vivido por Logan Lerman) terá à sua frente uma jornada similar àquela de Perseu na mitologia grega: enfrentar meia dúzia de criaturas antropomórficas para completar uma missão. No caso de Percy, a tarefa é devolver a Zeus, deus maior do Olimpo, um raio misteriosamente furtado. Na prática, o objetivo é impressionar o pai - essa missão típica, de fundo freudiano, que se abate sobre os heroicos primogênitos na hora de provar seu valor.
Conscientemente, Percy Jackson e o Ladrão de Raiosadapta para os dias de hoje a ordem antiga, então temos uma série de atualizações espertinhas ou previsíveis: o sátiro com pernas de bode se torna o personagem-negro-para-fins-de-alívio-cômico, a entrada para o Hades é em Hollywood, a tribo dos lotófagos fica em Las Vegas, o deus do inferno é um roqueiro inglês, os pés alados de Hermes viram um All-Star, Percy usa o lado espelhado de um iPod para enxergar a Medusa etc.
Tudo isso é parte do jogo. Diretor dos dois primeiros Harry PotterChris Columbus está tentando fazer de Percy Jackson um substituto para a franquia do bruxo - e falar a língua de seu público-alvo é essencial, por mais que isso deturpe a mitologia. Agora, o que o filme atualiza de forma talvez inconsciente, e que acaba marcando profundamente o arco de heroísmo proposto aqui, é a relação entre pais e filhos.
Porque não é difícil retratar pais - no cinema orientado para os pré-adolescentes independentes do século 21 - como tipos omissos com peso na consciência, adultos que não participam da criação dos filhos mas se sentem no direito de aplicar-lhes sermões. Por esse viés, os "pais omissos" da Grécia antiga, os deuses do Olimpo, se transformam em figuras ainda mais desautorizadas emPercy Jackson.
Você sabia que, na mitologia, Poseidon gerou Teseu em Etra com sêmen misturado ao do Rei Egeu? Em Percy Jackson, a rotina do Olimpo nunca foi tão aborrecida; Poseidon tem o cabelo penteadinho para o lado e não parece ser adepto de nenhum ménage-a-trois. A autoridade dos deuses sempre foi questionada na mitologia porque os semideuses queriam, numa luta por independência, efetivamente destruir o Olimpo. Em Percy Jackson, refletindo a juventude de hoje, os semideuses já são independentes. Querem, somente, ser reconhecidos como filhos (algo muito presente nos livros seguintes).
Qual a graça, então, de um semideus cuja intenção última não seja superar o pai? O filme tem vários defeitos circunstanciais - Perséfone entra num remendo malfeito com a saída de Ares, em relação ao livro, por exemplo - mas a fraqueza principal está na dramaticidade frouxa dessa relação deuses/mortais. Não há cena mais constrangedora em Percy Jackson do que o momento, no Olimpo, em que um dos deuses - aparecendo pela primeira vez no filme - fica sabendo que seu filho "fez arte". A cara de coitado do deus, pai ausente... Em outros tempos alguém teria sido acorrentado a uma rocha pela eternidade, para aprender uma lição.

26 comentários:

  1. O filme foi mto ml feito a annabeth tem cabelo preto como assim?
    Cade os filhos de Ares enchendo o percy?
    até eu faria um filme melhor

    ResponderExcluir
  2. Né a porcaria o filme não tinha nada a ver... Se diretor queria fazer um filme de mitologia grega porque não pôs o nome Michael Jackson e o furto da descarga elétrica???...¬¬

    ResponderExcluir
  3. Concordo mas parece que O Mar de Monstros eles resolveram fazer direitoo !! : )

    ResponderExcluir
  4. não tem como mar de monstro ficar direito com o fim que teve o ladrão de raios. primeiro pq o primeiro livro percy ja luto com o Luke e venceu, o filme diferente do livro da a entender que o raio foi roubado pq o luke detestava seu pai. ares nem aparece no filme os filhos de ares tambem não. Grover não ganha licença de buscador e olha essa imagem da gravação http://cronicasdoskane.files.wordpress.com/2012/05/seaofmonsters_eyeprime_774.jpg Anabeth pintou os cabelos e grover está com ela na hora que foram buscar o Percy na escola. ta dificil consertar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara vai com calma 1ºtinham que tirar o cabelo preto da anabeth né.2º o grover vai aparecer já que não vão pagar o ator trocentos milhoes para ele fazer papel secundario 3ºluke já vai ter a cicatriz no fim do primeiro o proprio percy faz então bom insustos vem aí 4º clarisse já ta no filme 5º hermes pelo menos vai dar a garrafa com os vento 6º DICA:então senta relaxa e espera o filme lançar não precisa ser reflexo para ser bom espero ñ ofender ASS: GSG

      Excluir
    2. 1. A porcaria já tá feita 2.problema deles o quanto vão pagar, poderiam pelo menos fazer um filme decente 3. o final do filme foi N-A-D-A-A-V-E-R com o livro, completamente sem sentido 4. vi o trailer do filme e a Clarisse é completamente diferente do citado no livro 5.se vc disse " pelo menos" já está dando o sentido de procurar algo de bom nisso tudo para mostrar 6 DICA: verdade que não é necessário o filme ser o reflexo do livro, mas eles poderiam pelo menos deixar lá algo que fizesse sentido, e não mostrar apenas uma ação de 5 categoria.
      OBS.:espero não ter ofendido, mas estava apenas mostrando alguns fatos e a minha opinião.

      Excluir
    3. A grande questão é: NÃO tem como consertar o estrago feito! o primeiro filme fugiu e muito do livro... Se a intenção do diretor era tornar a saga Percy no novo Harry Potter (o que é totalmente possível se tratando da quantidade de material que as sagas têm) bastava que ele fizesse uma adaptação bem feita que sem esforço nenhum ele conseguiria um sucesso de bilheteria. Ao meu ver, o medo deles era: e se não for o sucesso que estamos esperando? E acabaram fazendo a porcaria que foi, não se preocuparam em pegar detalhes primordiais para a história e colocar nos filmes. Os que não leram os livros até acharam o filme interessante, conheço pessoas que falaram que não viram "nada demais" no filme e daí a gente manda eles lerem os livros pra saberem porque os que adoram Percy estão tanto reclamando. Agora eles estão tentando consertar, mas não sei se vai funcionar muito não, as diferenças serão gritantes.

      Excluir
  5. Basicamente (como e obvio o livro foi otimo) e o filme foi uma porcaria, eles tiraram toda a estrutura basica do filme como a profecia e quiseram maximizar as cenas de assao (poraria de teclado q nao tem cedilha) e estragaram tudo, e agora qerem desfazer a porcaria com o mar de monstros, mas a porcaria ja ta feita, os caras simplesmente estragaram tudo, ate eu ccom meu celular faria um filme do ladrao de raios com o meu celular (nem q fosse umm filme de 5 minutos, ainda assim teriamais elementos do livro q aquela porcaria de filme)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a minha escrita ai, eu estava usando um teclado horrivel

      Excluir
  6. Nunca vi pior filme baseado em livro que esse!!!!!!!!
    Para consertar só se eles TENTASSEM fazer uma nova versão do Ladrão de Raios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eles tentassem fazer outro, não duvido que seria pior. este filme foi somente perda de tempo e dinheiro para todos os fãs que como eu compraram o filme na esperança de ver as aventuras de Percy narradas de outro modo.

      Excluir
  7. O filme foi uma bela de uma porcaria, pois o que o filme mostra n tem nada a ver com o livro sem conta que o livro mostra muito mais detalhes que o filme o que deveria ser acontrario. Possue ainda menos personagens do que o livro. Nota para o Livro: 10,0 Nota para o Filme: -10,0

    ResponderExcluir
  8. Gente me parece que pode ter uma salvação, o primeiro filme realmente foi ridiculo. Parece que o cinema americano viu que Harry Potter tava no fim e se desesperaram, "Eita ta acabando, e agora quem que agente coloca pra substituir o bruxinho que nos rendeu tantos milhões de dolares", ai vem um estagiario e fla: "ah li a sinopse de um livro que segue o msm perfil, garoto 12 anos predestinado a salvar o mundo e com 2 amigos ajudando uma menina inteligente e um kra engraçado", "Ufa!! Tamo salvo, me manda a sinopse que eu faço qualquer coisa aqui que vai rende muito"
    Só pelo o que li e os trailers que eu vi, não ta de tudo ruim não.
    1º Colocaram a Anabeth loira
    2º Apesar do Grover aparecer no começo não vi ele no mar junto com o resto da galera, podendo assim ele ganhar a licença de procurador no inicio do filme.
    3º Tem uma profecia envolvendo Percy, que pode ser adaptada pra idade dele atual que é 17 anos, sendo assim terminaria com 20 se a matematica não me falha.
    4º Apesar de tudo de ruim do 1º filme ainda consiguiram colocar o Luke com um motivo a mais pra querer vingança.
    Então vamos esperar que ainda pode ter uma salvação, pq eu daria tudo pra ver no ultimo filme o quão foda o Percy ia ficar.

    ResponderExcluir
  9. O filme poderia sim ter ficado melhor esse cris columbos quer se achar só poque produziu os primeiros filmes de Harry Potter,sé ele é tão bom assim porque não dirigiu o resto dos fimes.
    Voltando os erros fatais desse filme forram:
    1-Não colocaram Anabeth loira
    2-Não acredito que nem como ele descobriu que era filho de poseidon.
    3-Cadê Ares e seus filhos em?
    4-Que eu saiba Persefone não aparece
    5-Quem fica no mundo inferior é a mãe dele que depois Hades devolve .
    6-No um Anabeth não vai para o Olimpo principalmente Sally Jackson.

    ResponderExcluir
  10. Acho que eles fizeram o filme sem ler o livro da forma como os fãs leem e observam. Só pode. espero que o mar de monstros seja mais próximo do livro pq o ladrão de raios foi uma decepção. Mas eu também acho que ainda tem salvação!

    ResponderExcluir
  11. é a parte mais legal no livro nao tem no filme q é a luta com o ares

    ResponderExcluir
  12. é o filme é todo diferente!! vamos ver no mar de monstros :p

    ResponderExcluir
  13. olha eu assisti o filme e só tenho uma coisa a diser...
    aquele diretor e loco!
    o Percy descobre toda a profecia o Cronos sai do caixão e engole o Luke e o Grover o Ethan Nakamura aparece o Cris trai o acampamento e no final A CLARISSE da em cima do Tyson e o velocino e usado no Cronos e na Annabeth e ela e o Percy ja se gostam resumindo o filme ficou otimo, pra quem não leu os livros e os efeitos ateque ficaram legais so que nada aver com os livros

    ResponderExcluir
  14. O mar de monstros teve mais a ver com o livro do que o ladrao de raios mas ainda assim... Como assim Cronos se ergue no segundo filme[ponto de interrogação(porcaria de teclado)]!!!! Deveria ser no último !!!

    ResponderExcluir
  15. Eu confesso que vi o primeiro filme antes de ler o primeiro livro mas quando lançou o filme do mar de monstros eu já tinha terminado de ler a saga toda e havia acabado de ler a marca de Atena. O filme o mar de monstros não tem nada a ver com o livro. tipo o groover apareceu no filme todo quando ele não devia e pra concertar tudo eles foram lá e sequestraram o groover no meio do filme. Ao invés do percy annabeth e cia irem pra caverna do ciclope eles vão para um parque de diversões o cronos sai do caixão eu não sei o porque. e ainda dizem que a Lâmina maldita da profecia é a espada do percy sinceramente espero que tirem o chris Columbus da direção depois desse segundo filme igualzinho tiraram ele da direção depois do segundo filme do Harry Potter,,,, porque assim não dá!

    ResponderExcluir
  16. cara, olha bem, eu li todos os livros uns 3 meses antes de assistir o 1, não vou falar que foi um merda, apenas que fugiu muito do assunto, outra coisa, não tinha como eles colocarem tudo no filme apenas algumas partes.
    no segundo filme, eu até achei bom, principalmente por que apareceu a historia da Thalia, mas o certo seria que no ultimo filme Cronos fosse derrotado, mas... Percy o destruiu neste filme então qual será a historia do ultimo???? e por ultimo.;.... POR QUE MOTIVO ELES COLOCARAM CRONOS COMO UM DIABO????????? ele não é um diabo (em forma).
    mas tirando isso o 2º filme até que foi bom... algumas partes engraçadas principalmente o Tison kk, pena que não fizeram o primeiro capitulo de mar de monstros, kk o grover fugindo do ciclope de vestido...
    olhem, mas não me critiquem, não tem nada a ver, não sou POSER, mas gostei do segundo filme (apesar de efeitos especiais amadores) e não odiei o primeiro (mas os efeitos do 1 ficaram perfeitos...)

    ResponderExcluir

  17. Anônimo11 de agosto de 2013 12:19
    olha eu assisti o filme e só tenho uma coisa a diser...
    aquele diretor e loco!
    o Percy descobre toda a profecia o Cronos sai do caixão e engole o Luke e o Grover o Ethan Nakamura aparece o Cris trai o acampamento e no final A CLARISSE da em cima do Tyson e o velocino e usado no Cronos e na Annabeth e ela e o Percy ja se gostam resumindo o filme ficou otimo, pra quem não leu os livros e os efeitos ateque ficaram legais so que nada aver com os livros

    Responder
    Respostas

    Anônimo28 de agosto de 2013 22:36
    vc fumou o que antes de escrever oO

    ResponderExcluir
  18. cara o filme foi ruim pra caramba no ladrão de raios eles cortaram o senhor.d e a Clarisse e depois disso quando a aquela idiotice do filme já dava feita eles tentaram consertar no mar de monstros o que so acabou fazendo o filme parecer mais idiota cara e a melhor parte do livro a luta de percy com ares foi cortada tomara que tirem esse diretorzinho de nada ai do comando de um filme bom como o do percy

    ResponderExcluir

Deixe um comentário!! Mas tome cuidado com o que vc escreve.
Obrigada por comentar!!