quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Perseu

Oiiii, gente!!!! Eu sou a mais nova autora do blog, e eu vou postar algumas histórias muito interessantes da mitologia. Sempre que vocês verem a letra na cor vermelha, já sabem que sou eu.  Espero que gostem!!!!

Perseu


O mito de Perseu começa com a luta de seu avô ( Acrísio ) com seu irmão gêmeo ( Preto ), pelo trono de Argos. O avô de Perseu vence e cede o trono de Tirinto para Preto.
Do casamento de Acrísio com Eurídece nasce Dânae. Acrísio consulta o oráculo sendo alertado que se Dânae gerasse um filho, este mataria o avô. Desta forma Acrísio fica atemorizado e coloca Dânae numa câmara de bronze subterrânea para que esta não tivesse contato com homem.

Mas este recurso não foi eficaz e Dânae engravida. Não se sabe quem e nem como Dânae engravidou. Sobre este assunto há duas versões: a primeira diz que seu tio Preto é quem fecundou Dânae enquanto a outra versão diz que Zeus se apaixonou pela princesa e fecundou-a sob chuva de ouro.
Como a câmara não deu certo o rei de Argos expulsa Dânae com seu filho Perseu, pois a suas leis não foram cumpridas. Com isto os dois vão ao mar numa arca.
Perseu e sua mãe acabam chegando a ilha de Sírifos ( ilha dos mortos), onde o seu rei era Polidectes. Em Sírifos Dânae e Perseu são recolhidos por Dictis, que é um homem humilde irmão do rei. Este protege o Perseu e a sua mãe em sua casa. Desta forma Dictis cria Perseu que se torna um homem jovem, forte e esbelto. Nesta condição Perseu irá proteger a sua mãe dos assédios sexuais do rei.
O rei organiza um banquete e convida vários súditos que lhe oferecem cavalos como forma de agradecimento, com exceção de Perseu que movido por um súbito orgulho oferece ao rei a cabeça de Medusa. Polidectes aceita a oferta, pois ele vê que da impossível tarefa uma possibilidade de ficar com Dânae.
Com a separação de sua mãe Perseu vai contar com o auxilio sobrenatural, que são os espíritos tutelares. Estes espíritos são: Hermes, que é o deus da comunicação e da hermenêutica oculta, e Atena, que é a deusa da inteligência.
Estes deuses deram objetos que iriam auxiliar Perseu na batalha com a Medusa. Atena lhe dá um escudo semelhante a um espelho e o aconselha para não olhar direto para Medusa, pois assim ele seria petrificado. Hermes dá a Perseu uma espada para ele cortar a cabeça da Medusa.
Assim Perseu sai do Ocidente para o Oriente, afim de enfrentar o seu primeiro obstáculo que são as Greias  Elas eram em número de três e só possuíam um único olho e por isto montavam guarda no caminho em turnos, estando duas dormindo e uma vigiando. Somente as Greias sabiam do caminho para chegar nas Górgonas  que são três Esteno e Euríale ( imortais ) e Medusa que é mortal .
Desta forma Perseu roubou o olho da Greia e promete devolve-lo se elas mostrassem o caminho até as ninfas e as Górgonas  Com isto Perseu consegue facilmente da informação que ele precisava.
Depois das Greias  Perseu vai ao encontro das ninfas onde ele obtém o capuz da invisibilidade de Hades, sandálias com asas que permitem voasse e um kíbisis, que é uma sacola para transportar a cabeça da Medusa.
Só aí, munido de todo este arsenal mágico, que Perseu está habilitado para enfrentar a Medusa. A Medusa é representada com uma face monstruosa, sempre de frente seus cabelos são em forma de serpente, orelhas como as de um boi e a sua língua de fora.
Quando encontra a Medusa, Perseu paira, voando sobre ela e contempla a sua imagem no espelho. Assim o herói evita olhar Medusa de frente e se transformar em pedra. Desta forma Perseu consegue decapitar a cabeça da Medusa, e do seu pescoço saem o gigante Crisaor e o cavalo alado Pégaso.
Depois de vencer a batalha com a Medusa, Perseu coloca a cabeça da Górgona na kíbisis, o herói parte para Sérifo, auxiliado por sua sandália alada. Passando pela Etiópia, encontrou um país assolado por um flagelo. Isto porque a rainha local, Cassiopéia, julgou-se ser mais bonita que a própria Hera. Como castigo, Poseidon enviou um terrível monstro para assolar o país. Consultado pelo oráculo, a resposta foi que somente se a filha do rei, Andrômeda, fosse exposta num rochedo, como sacrifício expiatório.
Neste instante, chegou Perseu , que se apaixonou pela bela vítima. Com isto Perseu fez m pacto com o rei ,Cefeu, pedindo sua filha em casamento tão logo vencesse o monstro.
Embora o herói tenha conseguido libertar Andrômeda o pacto não foi cumprido, pois esta estava prometida a casamento a seu tio Fineu. 
Ao descobrir a traição Perseu é ameaçado de morte. Com isto Perseu mostra a cabeça de Medusa a Fineu e seus comparsas petrificando-os. Assim Perseu rapta a filha de Cefeu, indo para Sérifo.
Quando o herói chegou em Sérifo com a cabeça da Medusa, Polidectes não acredita que Perseu cumpre com sua promessa e quer atacá-lo. Perseu, para se defender, usa a cabeça de Medusa e petrifica Polidectes. Com isto o herói resgata sua mãe e vai para Argos.
Quando Perseu chega em Argos estão acontecendo uns jogos. Perseu participa da prova de disco e joga o disco tão forte que mata o seu avô que está na platéia. Assim se cumpre a profecia do oráculo.

Postado por: Mirella B.

2 comentários:

  1. que demais!!!VOCE É UMA AUTORA INCRÍVEL MIRELLA,FANTÁSTICA.ADOREI O MITO SOBRE PERSEU,QUANDO VOCE POSTA OUTRO?

    ResponderExcluir
  2. amei não são muitas pessoas q conhcem esse mito achei muito interesante sua ideia e original tambem por q apesar do tio rick sitar muitos mitos e lendas ele não cita todas (tamben nem daria né são tantos) adorei seu trabalho quando vai vir o proximo... poderia ser o da persefone

    ResponderExcluir

Deixe um comentário!! Mas tome cuidado com o que vc escreve.
Obrigada por comentar!!